Apareceu no meu feed do youtube um vídeo com o título O ÚNICO sistema de ORGANIZAÇÃO que funcionou para mim - O Bullet Journal do canal AsimovAcademy. Foi a primeira vez que ouvi esse termo. Achei interessante e cliquei no vídeo. Fiquei surpreso na maneira que um “simples” diário se transformou em algo que você conseguia registrar o passado, organizar o presente e planejar o futuro.
Apesar de eu ter gostado da maneira como foi apresentado o bulletjournal nesse vídeo, eu fiquei com a impressão de que aquilo que vi no vídeo que era uma adaptação, e se fosse mesmo, era uma daptação muito boa. Mas eu queria saber como o era a versão original, sem adaptações.
Pesquisando o Método Original
E então fui pesquisar mais no Youtube. Porém, pra minha surpresa, todos os vídeos de pessoas explicando sobre BulletJournal, todos os vídeos eram adaptações. E uns chegavam a ser tão diferentes entre si que eu fiquei perdido em saber dentre esses, qual tinha a essencia do Bullet Journal.
Pesquisando mais um pouco na internet, dessa vez no Google, consegui descobrir a origem do método, existe um site onde você consegue descobrir tudo sobre o método, conhecer mais sobre o criador e sua história, o site é o bulletjournal.com. No site tem muito conteúdo gratuíto sobre o método e também tem conteúdo pago. Dos conteúdos pagos tem um curso e um livro. O curso eu achei muito caro, estava U$ 200 na época. Decidi comprar o livro, o valor era bem mais acessível. O livro é o O método Bullet Journal: Registre o passado, organize o presente, planeje o futuro.
O Livro: Um Guia Completo (com Algumas Observações)
Gostei bastante do livro, apesar de eu achar que ele poderia ser mais curto, ir direto ao ponto. O começo do livro é muita propaganda falando como o método bullet journal é revolucionário e etc.
Ao ler o livro, tive a confirmação da minha impressão que comentei mais cedo, todo o conteúdo que eu tinha visto no Youtube do pessoal que tem um bulletjournal, todos eram adaptações. Porém, não há nada de errado nisso. O próprio autor te encoraja a adapta-lo.
Mas então, o que é bulletjournal ?
Se eu pudesse resumir, bulletjournal é uma todo list um pouco mais complexa onde você anota em um caderno o que você já fez, o que tem que fazer num período curto de etempo e o que você planeja fazer em um período maior de tempo.
Nesse caderno você cria o que o autor chama de “coleções”, cada coleção tem um responsabilidade. Por exemplo, a coleção “Registro futuro” é onde você coloca o seu planejamento dos proximos meses. Outro exemplo, a coleção “Setembro”, você coloca o seu planejamento de setembro.
Existem diversos tipos de coleções, o autor sugere algumas coleções pré-definidas pra você usar, se você quiser e se você achar que é útil pra você, caso contrário, você pode simplesmente ignorar a coleção ou criar uma coleção sua, que faça sentido pra você. Por exemplo, eu tenho uma coleção chamada “Livro lidos” para anotar os livros que eu li esse ano.
Mais detalhes você encontra no site bulletjournal.com.
Como isso me ajudou
Eu já tinha tentado usar algumas listas de tarefas pra tentar me organizar nas coisas que eu tinha que fazer no presente — e só no presente, nunca pensei em planejar o que eu tinha que fazer no futuro — todas que eu usei eram digitais, sejam no Notion ou no Obsidian.
O bulletjournal se diferencia pra mim porque ele é analógico, ou seja, um caderno físico e também pelas suas “coleções”. Por exemplo, por eu ter uma coleção para cada mês, quando eu entro em um novo mês eu tenho que me forçar a pensar em quais são meus objetivos dentro daquele mês, essa simples reflexão me dá muita clareza mental para decidir o que eu realmente quero e tenho que fazer dentro daquele mês. E também me ajuda a filtrar e remover na medida do possível as tarefas que me impedem de alcançar as tarefas que eu defini para aquele mês.
Além disso, veio o principal benefício, que é a consistência. No bulletjournal você tem o que é chamado de “registro diário”, o nome é semântico, todo dia você anota as suas tarefas que você tem que fazer naquele dia. Anotar nesse registro diário minhas tarefas e marcar com um “X” as tarefas concluídas me dá um alívio, esse alívio eu não sentia usando todos list digitais
Para algum de vocês talvez isso seja algo muito simples ou bobo pra fazer diferença, porém, pra mim fez diferença.
Os materiais que eu uso para o meu bulletjournal são esses abaixo:
- Caderno, Cicero, Clássica, Médio (14x21), Preto – Esse é o caderno principal que eu uso.
- Pentel Caneta Gel Energel X 0.5mm Azul Marinho Retratil
- Caderneta Filibook, Filiperson, Preto e Marfim – Esse caderno também é bom, porém, comprei ele pra testar o bulletjournal apenas.
Vale a Pena Experimentar?
Se você já usou alguns métodos de todo list e não teve sucesso, recomendo fortemente que você dê uma chance ao bulletjournal. E se você for seguir meu conselho e quiser aprender com a fonte, recomendo que entre no site oficial ou compre o livro O método Bullet Journal: Registre o passado, organize o presente, planeje o futuro.