Acho que a plataforma mais recomendada para criação blogs e sites hoje em dia é o WordPress. Já utilizei o WordPress para montar alguns sites, e ao usa-lo, percebe-se do porque ele é tão popular, com WordPress poquissímas vezes você precisa tocar em código, se é que alguma vez você irá precisar. Precisa otimizar imagens ? Tem plugin para isso. Quer aumentar a segurança do site ? Também tem plugin. Assim por diante. Essa facilidade é um grande chamariz para a plataforma.

Porém, apesar do WordPress ter toda essa facilidade e eu já ter usado ele, já saber como funciona e tudo mais, para criar esse blog eu decidi utilizar outra plataforma.

Por Que Não Escolhi o WordPress Desta Vez?

Antes de criar o blog, eu queria que o valor de hospedagem fosse de graça, isso mesmo, de graça. Pois eu já tive outros blogs anterioremente e eu acabava ficando desestimulado em manter pois eu ficava pagando mensalmente para algo que não trazia retorno nenhum e provavelmente só eu tinha conhecimento daquele blog.

Então eu cheguei a conclusão de que se eu não tivesse que pagar, o blog ficaria no ar por muito mais tempo e teria mais posts também.

Se eu optasse por WordPress, eu teria que pagar uma hospedagem, não teria para onde correr.

Solução Para Hospedagem Gratuita

Um rapaz segurando uma cesta cheia de itens gratuítos e contente Existem algumas plataformas que oferecem hospedagem de graça, porém, com algumas limitações, por exemplo, existe um limite de trafego que seu site pode ter na versão gratuíta, porém, se seu blog começar a atingir esses limites, acho que nesse caso vale a pena pagar pela hospedagem. Dessas plataformas as que eu conheço — e acho que também são as mais populares — são a Netlify e Vercel. Ambas plataformas ofereçem outros produtos relacionados a web, não é só hospedagem, mas não é o foco do post.

A desvantagem de utilizar essas plataforma de hospedagem citadas acima é que se for uma pessoa não está familiarizada com código, Github e etc, não vai ser tão fácil conseguir publicar seu site/blog tão fácil como é usando o WordPress. Mas felizmente isso não é um problema pra mim.

Então eu já tinha em mente que poderia usar essas hospedagens gratuítas, e poderia hospedar meu blog lá. Porém, eu não queria criar um blog do 0, no sentido de criar todo o código, layout, estilo, eu queria só criar o conteúdo, as postagens. Então eu fui procurar por algum gerador de sites estatícos, eu já sabia que tal coisa já existia. Eu já tinha usado um gerador de site estático chamado Jekyll, mas não gostei muito, por isso foi procurar por outros.

Gerador de Sites Estáticos

Procurando por geradores de sites estáticos, eu achei um chamado Hugo, ao entrar no site deles, achei o site meio simples, não me convenceu tanto, mas dei uma chance e fui ler a documentação. Vi que tinha um tutorial de como hospedar na Netlify, então decidi ir mais a fundo ainda na documentação. Segui o tutorial deles de como criar um site, consegui fazer todos os passos em 10 minutos eu acho. Pela rapidez que consegui criar um site, mesmo que ultra simples, naquele momento eu já tinha decidido que iria utilizar o Hugo para criação desse blog.

Vale a Pena Seguir o Mesmo Caminho?

Se você tem conhecimento técnico de código, html, Github e afins, e quiser criar um blog/site estático, algo que não tenha muita complexidade, eu acho que vale muito a pena você fazer como eu fiz, ou algo semelhante de como eu fiz. Eu não pago a hospedagem, meu único custo é o domínio do site.