Quantas horas você já perdeu jogando um jogo competitivo? Se essa pergunta te incomoda, você não está sozinho.
Os jogos que me refiro são: Couter Strike, LoL, Valorant, etc… Basicamente todos os jogos gratuitos com filas rankeadas.
Você já parou pra pensar em quantas horas você já gastou dentro desses jogos ?
Quando eu me fiz essa pergunta, sinceramente, eu não queria saber a resposta, pois sabia que ia ser uma quantidade muito grande de horas jogando.
Você deve pensar que é justo, já que é um tempo de lazer, já que é algo que você gosta de fazer no seu tempo livre. Porém, eu não estava me divertindo mais jogando esses jogos. Eu percebi que eu estava mais se estressando do que se divertindo ao jogar, eu não me divertia mais.
Eu jogava praticamente todos os dias, e quando terminava a jogatina, me vinha uma angustia, uma sensação que eu devia estar fazendo outra coisa. Essa sensação de fazer alguma outra coisa não necessariamente precisava ser algo de produtivo, mas eu queria que o tempo que gastei naquela atividade fosse mais proveitoso e não estressante como estava sendo.
Por vários dias eu ficava com essa sensação ruim, mas eu continuava jogando mesmo assim pois queria ganhar alguns pontos na fila rankeada e liberar um pouco de dopamina no meu cerebro após algumas vitórias. Entender como a dopamina influencia nosso cérebro foi essencial para mim. Ela nos recompensa com uma sensação de prazer após uma vitória – mas também nos aprisiona em um ciclo viciante de querer sempre mais.
A mudança que eu fiz
Depois de algum tempo nesse “loop” eu decidi parar de jogar esses jogos, porém, pra conseguir fazer isso eu tive que mudar um pouco. A estratégia que adotei foi que toda vez que eu fosse jogar algo, teria que ser algo que não fosse competitivo, ou seja, não tivesse fila rankeada. Teria que ser algum jogo que eu realmente tinha interesse, não podia ser só um tapa buraco. E também não podia ser um jogo com serviço, teria que ser um jogo com começo, meio e fim.
Com essa estratégia comecei a jogar vários outros jogos, principalmente os títulos offline single player e percebi que meu prazer em jogar começou voltar ao poucos. Também percebi que meu dia começou a ter mais tempo, já que eu não estava gastando várias horas em algum jogo online competitivo.