Você já deve ter percebido que por causa de inflação, com o passar do tempo as coisas ficam mais caras. Mesmo que você consiga novas fontes de renda ou que sua fonte de renda aumente, você vai sentir a inflação, talvez menos, dependendo da sua renda, mas se sua renda for muito alta, talvez esse post não seja pra você. A questão é que o tempo passa, o valor de produtos e serviços aumentam e aquele aumento de renda que você teve, passa a não ter nenhum efeito praticamente. Esse fato me faz sentir numa especie de esteira de rato com relação ao dinheiro.
Eu não queria que o dinheiro que eu ganhava perdesse valor pra inflação, então por esse motivo eu acabei conhecendo os investimentos do mercado tradicional, queria descobrir como investir meu dinheiro para ele render pelo menos a inflação. Então fui lá, estudei, e começei a investir no mercado tradicional. No começo fiquei bem satisfeito, pelo menos a porcentagem anual da inflação meu dinheiro estava rendendo.
Nem tudo são flores
Só que, mais uma vez, com o passar do tempo, eu percebi que a inflação que o governo divulgava, na minha opinião não é a mesma que eu via na minha realidade. Então, fui pesquisar um pouco do porque isso acontece, história do dinheiro e coisas relacionadas. Nesse período eu consumi muito conteúdo sobre dinheiro e investimentos e conheci o canal do Fernand Ulrich. Em algum vídeo antigo dele (não vou lembrar qual agora) ele mencionava sobre Bitcoin, eu não sabia o que era aquilo ainda direito, fiquei interessado e fiquei consumindo o conteúdo dele sobre o assunto. Em algum vídeo/momennto ele mencionou o livro dele Bitcoin: A moeda na era digital. Como eu estava interessado pelo assunto, comprei. Inclusive, é um bom livro pra quem sabe pouco sobre Bitcoin, só que, ja é um livro datado.
A toca do coelho do Bitcoin
Acho que foi esse livro que me mostrou a toca do coelho do Bitcoin, foi como se eu tivesse entrado em outro mundo. Depois disso, comecei a consumir muito conteúdo sobre o assunto. Acabei virando um grande entusiasta da técnologia.
O Bitcoin já existe a mais de 10 anos. Se você olhar o histórico de preço dessa moeda/ativo/tecnologia, é algo surpreende. É uma valorização extrema. Eu não acredito que a valorização do Bitcoin é pura especulação, tem especulação sim, mas não é só isso. Dentre vários motivos possíveis para esse valorização, uma dos motivos que eu mais gosto é que o Bitcoin tem a inflação controlada. A cada 4 anos aproximadamente a inflação dessa moeda eletrônica é reduzida pela metate. Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais escasso e caro fica o Bitcoin.
Apesar dessa valorização, eu não o considero como investimento, pois investimento é algo com retorno garantido, e o Bitcoin não te garante nada. Nem considero o considero uma moeda, como ele foi feito para ser. Eu o considero o Bitcoin uma reserva de valor.
Bitcoin como reserva de valor
Eu não considero Bitcoin como moeda porque do tempo que o Bitcoin existe, quantas pessoas realmente usam Bitcoin pra comprar produtos e serviços ? Eu diria que pouquíssimas. Mas e quantas pessoas guardam Bitcoin seja por especulação ou simplesmente por não querer ter todo seu patrimônio em moeda fiat ? Eu diria que muitas.
A Sensação de Saída da Esteira de Rato
Ao me dar conta do fato que o Bitcoin tem inflação controlada a primeira vez, eu entendi que talvez pela primeira vez aquela sensação que eu mencionei anteriormente de estar numa esteira de rato com relação ao dinheiro iria ser sanada. Finalmente o deslumbre de um dinheiro que não dilui de valor com o tempo foi criado.
É por esse e outros motivos que eu acredito no Bitcoin, eu acho que com o passar do tempo, mais pessoas vão chegar nessa conclusão que eu cheguei, e vão acabar conhecendo o Bitcoin como eu conheci.
Vale a Pena Estudar Sobre o Bitcoin?
Se você tem a mesma sensação que eu tinha, de que seu dinheiro não vale nada, ou que não vale a pena fazer poupança, já que seu dinheiro será corroído. Acredito que vale a pena você estudar sobre o Bitcoin, entender mais da técnologia e ver se vale a pena você expor um pouco do seu dinheiro nessa reserva de valor. Eu aprendi bastante sobre o assunto lendo livros e em canais do Youtube.
Recomendo o livro do Fernando Ulrich pra quem está começando, porém, já está desatualizado. Mas dá pra aprender bastante mesmo assim. Livro: Bitcoin: A moeda na era digital.
Para quem quer algo muito mais avançado, recomendo esse: Mastering Bitcoin