Pode ser considerado uma carteira de Bitcoin um software que permite armazenar, enviar e receber Bitcoins. Mas, no fim do dia, o que faz a pessoa ser dentetora do saldo dos Bitcoins mesmo, é a chave privada. Nesse post vou considerar que uma chave privada é uma carteira de Bitcoin.
O Que é a Seed e Sua Relação com a Chave Privada?
Hoje em dia, ao criar uma carteira de Bitcoin, você tem que anotar 12 ou 24 palavras, também conhecida como seed
. Essas palavras representam sua chave privada de Bitcoin.
Essa maneira de anotar a chave privada através de palavras foi implementada em uma BIP, BIP significa Bitcoin Improvement Proposal. A BIP que implementou essa melhoria em específico é a BIP 39, Se quiser saber mais específicamente sobre a BIP39, tem essa postagem aqui da Área Bitcoin que é bem bacana.
Antes da BIP 39: Um Método Mais Difícil
Antes da BIP39, ao criar uma carteira de Bitcoin em algum momento você teria que anotar uma chave privada, que é uma sequência de números aletórios de 1 e 0. Porém, é mais difícil e mais sucetível a falhas você anotar uma sequência de números ao invés de anotar uma sequência de palavras.
O Que é a Chave Privada?
A chave privada em essência é um número aleatório de 256 bits. Por exemplo, esse numero a seguir se tivesse 256 caracteres de 1 e 0, seria uma chave privada válida: 1101011001111010111010000110111010000010101110101000100101010010...
(continua até completar 256 caracteres).
Aquelas 12/24 palavras podem ser convertidas novamente na sequencia de 256 bits, se você usar a estratégia correta de conversão. Infelizmente não sei fazer isso ainda, mas sei que é possível. Se você pesquisar na internet você irá achar.
Se uma chava privada é um número aletório de 256 bits, significa então que temos um número finito de possibilidades de carteira de Bitcoin. Significa também que quando você está criando uma carteira de Bitcoin, você não está criando uma chave privada a partir do nada, aquela chave privada já existia e você está reinvindicado aquela chave privada EXISTENTE para você.
Quando eu cheguei nessa conclusão a primeira vez, eu fiquei um pouco espantado. Porém o meus espanto revela um pouco de ignorância minha em relação a grandeza de números.
A Imensidão dos Números: 2^256 Chaves Possíveis
Uma sequência de 256 bits tem 2^246 (2 elevado a 256) de chaves possíveis. O resultado desse cálculo é um número astronomico. Esse número é tão grande que, para todos os efeitos práticos, parece infinito para os seres humanos. Então a chance de alguém ter gerado a mesma chave anteriormente é tão absurdamente baixa que podemos considerar que a chave privada nunca foi usada antes.
A Segurança da Sua Chave Privada
Levando esses números em consideração, a probabilidade de duas pessoas gerarem a mesma chave privada é praticamente zero. Porém, mesmo assim achei importante eu escrever sobre isso pois antes eu achava que ao criar uma nova carteira, era criada uma chave privada “do nada”. Porém, na realidade mesmo não é assim que funciona. Pode ficar tranquilo que sua chave privada está segura.